Separamos hoje algumas sugestões para ceia de ano
Antes de começarmos com as dicas e receitas, falaremos um pouco do significado de cada prato que muitas vezes comemos todos os anos sem nem saber o porquê.
Uva.....Alimento nº 1 da ceia de ano-novo. Come-se 3 dando as costas para a lua, 12 dando pulinhos ou sobre um banquinho, 11 guardando as sementes, não importa! O importante é não faltar uva na ceia de reveillon, fruta que traz boa sorte para o ano inteiro! Amor.....Além de ser saudável e muito mais leve, o peixe na ceia de ano novo está vinculado à boa sorte e fecundidade. Quando se fala em peixe automaticamente se faz associação com a água, símbolo da vida, do nascimento. Em chinês, U, peixe, foneticamente tem o mesmo som da palavra "abundância", fazendo-se a analogia. Aqui no Brasil tropical, nada mais perfeito para a ceia de reveillon do que um bom peixe assado em folha de bananeira!
Saúde.....A carne de porco é muito apreciada na ceia de reveillon, afinal o porco é um animal que fuça para a frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já o frango, peru ou faisão acredita-se não ser uma boa pedida para a passagem do ano: todos os três ciscam para trás..
Esperança.....A romã, com sua enorme quantidade de sementes é símbolo de fartura e fertilidade. Os judeus, no Rosh Hashaná pedem a multiplicação das bênçãos divinas ao comer a romã. As sementes vão para debaixo do travesseiro para atrair "dinheirinha". Já no cristianismo, as sementes simbolizam esperança.
É claro que tudo não passa de superstições e brincadeiras que até fazemos,mas o que temos mesmo que fazer é agradecer a Deus pelo ano que passou e pedir bençãos e proteção para o próximo ano.
Agora vamos as receitas:
Salada de lentilhas, queijo gouda e rúcula com bastonetes de parmesão
A partir de receita original do chef Alexandre Vicki
Ingredientes:200 g de lentilhas cozidas (com os grãos firmes)200 g de queijo gouda cortado em cubos½ maço de rúcula cortada em tiras100 g de pancetta cortada em tiras20 tomates-cereja cortados ao meio100g de damascos cortados em cubos2 cabeças de alho laminadas2 folhas de massa folhadaAzeite de oliva50 g de parmesão ralado1 ovo batidomolho de ostra
Volte o azeite na frigideira e salteie a pancetta, os tomates cereja, os damascos e as lentilhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e quando estiver frio adicione o queijo gouda e a rúcula. Corrija o tempero e reserve.Pincele a massa com o ovo e polvilhe o parmesão, corte-a com as medidas de 1,5 cm x 5,0 cm e leve a assar em forno quente até ficarem douradas.
Para servir molde a lentilha com um aro de enformar e coloque os bastonetes em volta. Decore o prato com as lâminas de alho e com gotas do molho de ostra.
Preparo:Em uma frigideira, frite as lâminas de alho em bastante azeite até ficarem douradas, escorra-as e reserve.
Rendimento: 4 porções.
(rende 20 porções)Fonte: panelinha.com.br
64 g / 1/3 xícara (chá) de lentilhas
100 g / ½ pimentão vermelho
100 g / ½ pimentão amarelo
suco de ½ limão
40 g / ¼ de maçã, verde
1 colher (sopa) de azeite
20 folhas de endívia
1. Lave as lentilhas sob água corrente.
2. Coloque as lentilhas numa panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhar por 30 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias.
3. Retire as lentilhas do fogo e escorra a água. Coloque as lentilhas num recipiente. Reserve.
4. Apóie os pimentões numa tábua e corte uma tampa de cada lado, com uma faca afiada. Retire as sementes e despreze.
5. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento. Apóie a metade na tábua, com a parte da pele voltada para baixo, e corte em tiras (1 cm). Corte as tiras em cubos (1 cm). Reserve.
6. Descasque a maçã e corte em rodelas (1 cm); corte as rodelas em tiras (1 cm) e as tiras em cubos. Coloque os cubos de maçã num recipiente e acrescente o suco de limão. Misture bem.
7. Acrescente as lentilhas, os pimentões, as maçãs e a cebolinha picada num recipiente e misture bem.
8. Tempere com o sal, pimenta do reino e azeite. Misture novamente.
9. Lave as folhas de endívia cuidadosamente sob água corrente. Coloque as folhas num prato e acrescente o recheio dentro.
10. Sirva a seguir.
Fonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 1 pé de alface pequeno, 1 peito de frango sem osso, 1 colher (sopa) de azeite, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 1 lata de creme de leite, 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 xícara (chá ) de uvas itália sem pele, 2 xícaras (chá) de manga em cubos, 1 colher (sopa) de dill picadinho, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha.
Preparo: Lave e escorra bem a alface. Corte o peito de frango em cubos pequenos. Aqueça o azeite e refogue muito bem os cubos de frango, pingando água, se necessário. Tempere com sal e pimenta do reino. Reserve até esfriar. Em uma tigela, misture o creme de leite, o suco de limão, o sal e pimenta do reino. Junte as uvas verdes, os cubos de manga e de frango, o dill, a hortelã e misture tudo muito bem. Arrume a salada sobre as folhas de alface e sirva gelada.
Bacalhau da Noruega à Gomes de Sá
Sugestão dos produtores do “Bacalhau da Noruega”200 ml de azeite de oliva
2 dentes de alho esmagados
4 cebolas médias, em rodelas
1 kg de batatas inglesas lavadas e cozidas
4 ovos cozidos, cortados em rodelas
Leite, o quanto baste, para cobrir o bacalhau
Azeitonas pretas, a gosto
Salsa picada para polvilhar
Sal e pimenta a gosto
Levar ao fogo baixo uma frigideira grande, colocar o azeite, o alho e as cebolas até dourar. Retirar do fogo
Em um refratário grande, distribuir as rodelas de batata o refogado de alho e cebola e as lascas de bacalhau já escorridas e temperadas com pimenta.
Ajustar o sal.
Levar a travessa ao forno alto por 30 minutos.
Enfeitar com ovos cozidos, as azeitonas pretas e a salsa picada.
Ingredientes:1 kg de peixe tipo Bacalhau Saithe, Ling ou Zarbo, desfiado em lascas e dessalgado.
Modo de preparo:Colocar o bacalhau, já dessalgado, em um recipiente fundo, coberto com leite quente. Deixar a infusão por uma hora e meia a duas horas.
Rendimento: 4 porções.
Costeleta de leitão crocante na mostarda com purê de feijão branco e marmelada de cebola roxa
A partir de receita da chef Manu Buffara
Purê de feijão branco1 kg de feijão branco
Sal, pimenta, curry, páprica picante, noz moscada
20 g de vinho tinto
10 g de vinagre de vinho tinto
5 g de açúcar
8 mini-nabos
8 mini-beterrabas
Sirva o purê de feijão branco com especiarias e a costeleta na mostarda.
Cozinhe o feijão branco e bata no liquidificador até atingir a consistência de creme. Tempere com as especiarias e reserve.
Marmelada
75 g de cebola roxa
Puxe a cebola no azeite, deixe murchar, adicione o vinagre, deixe evaporar e depois adicione o vinho e o açúcar. Deixe secar e reserve.
Costeleta de leitão
300 g de costeleta de leitão
Tempere com sal, pimenta, alecrim, mostarda. Coloque no forno para assar durante 40 minutos a 185 ºC.
Mini legumes
8 mini-cenoras
8 mini-nabos
8 mini-beterrabas
Cozinhe os legumes em água salgada e fervendo. Retire e salteie na manteiga.
Sirva o purê de feijão branco com especiarias e a costeleta na mostarda.Cozinhe os legumes em água salgada e fervendo. Retire e salteie na manteiga.
Ingredientes: 3 tabletes de caldo de galinha, 6 xícaras (chá) de água fervente, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 1 maço (só as folhas) de espinafre picado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.
Preparo: Em uma panela, junte o caldo de galinha dissolvido nas seis xícaras (chá) de água fervente e o arroz. Cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, com a panela parcialmente tampada. Na metade do cozimento, acrescente o espinafre picado, a manteiga e o queijo ralado. Depois de cozido, apague o fogo e deixe descansar 10 minutos com a panela tampada.
Preparo: Em uma panela, junte o caldo de galinha dissolvido nas seis xícaras (chá) de água fervente e o arroz. Cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos, com a panela parcialmente tampada. Na metade do cozimento, acrescente o espinafre picado, a manteiga e o queijo ralado. Depois de cozido, apague o fogo e deixe descansar 10 minutos com a panela tampada.

Arroz com Amêndoas e PassasFonte: curitibafestas.com.br
Ingredientes: 1 colher (sopa) de manteiga, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido, 3 tabletes de caldo de galinha, 4 xícaras (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de uvas passas, 1/2 xícara (chá) de amêndoas sem pele torradas e picadas.
Preparo: Refogue o arroz na manteiga. Acrescente o caldo de galinha dissolvido em quatro xícaras (chá) de água fervente e as uvas passas, misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até que o arroz fique seco. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Junte as amêndoas picadas e sirva a seguir.Preparo: Refogue o arroz na manteiga. Acrescente o caldo de galinha dissolvido em quatro xícaras (chá) de água fervente e as uvas passas, misture bem. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela parcialmente tampada, por 15 minutos ou até que o arroz fique seco. Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Junte as amêndoas picadas e sirva a seguir.
Pudim de claras com calda de grenadine
Ingredientes:
Manteiga para untar
8 claras
16 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de casca de limão ralada
Xarope de grenadine
Preparo:
Unte uma forma para pudim (com buraco no meio).
Bata as claras em ponto de neve. Acrescente o açúcar aos poucos e bata muito bem – até que, levantando a pá da batedeira, o suspiro mantenha sua forma.
Junte a casca de limão e misture.
Coloque o suspiro aos poucos, com o auxílio de uma colher (sopa), na forma reservada e alise bem. Bata ligeiramente a forma sobre a mesa para dissolver as eventuais bolhas de ar.
Leve o pudim em banho-maria ao forno moderado (170ºC) e deixe assar por cerca de 35 minutos ou até dourar (o pudim cresce e depois abaixa um pouco).
Deixe esfriar e a seguir desenforme.
Regue por cima o xarope de grenadine em fios.
Rendimento: 8 porções.
2. Acrescente os ovos e o sal. Quando ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até ficar lisa e uniforme. 3. Faça uma bola e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até a massa ficar bem dura. 4. Enquanto a massa gela, comece a preparar o recheio. 5. Retira a massa da geladeira e abra sobre uma superfície enfarinhada, com um rolo. Deixe a massa com cerca 0,3 cm de espessura. Esta massa deve ser trabalhada enquanto está gelada e muito rapidamente, para que não se quebre. 6. Coloque a massa numa assadeira, própria para tortas, e fure com um garfo por toda a sua extensão. 7. Coloque uma folha de papel alumínio sobre a massa e acrescente feijão cru, para criar peso. 8. Leve a torta ao forno pré-aquecido e deixe assar por 15 minutos. 9. Retire a massa do forno. Retire a folha de papel alumínio e o feijão da massa. 10. Volte a massa ao forno e deixe assar por mais 15 minutos ou até que comece a dourar. 11. Retire a massa do forno. Reserve. Ingredientes para o recheio: 500 ml de leite 1 xícara (chá) de açúcar 2 ovos 2 gemas, de ovo 2 colheres (sopa) de maisena 2 colheres (sobremesa) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de essência de baunilha Preparo: 1. Coloque o leite e metade do açúcar numa panela e leve ao fogo alto para esquentar. 2. Coloque o açúcar restante, a maisena, a farinha e os ovos num recipiente e misture bem. 3. Acrescente um pouquinho do leite quente na mistura dos ovos e mexa bem. Acrescente mais uma pequena parte do leite na mistura. Este processo é importante para que os ovos não cozinhem. 4. Misture todo o leite e volte a mistura para a panela. Leve ao fogo médio e misture, sem parar, até obter um creme grosso. Acrescente a essência de baunilha. 5. Retire o creme da panela e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para esfriar.Ingredientes para a montagem: 1 cacho de uva Itália 2 colheres (sopa) de geléia de damasco 1 colher (sopa) de água Preparo: 1. Comece preparando as uvas: corte as uvas ao meio, no sentido do comprimento, e retire as sementes. Reserve. 2. Acrescente o creme de baunilha dentro da massa e espalhe bem com uma colher. 3. Acrescente uma metade de uva, com a parte plana voltada para baixo, uma ao lado da outra, seguindo a circunferência da torta. Cubra toda a superfície da torta. 4. Coloque a geléia de damasco e a água num recipiente e misture bem. Passe a geléia por uma peneira fina. 5. Pincele a geléia sobre as uvas. 6. Sirva a seguir Aproveitem as sugestões e FELIZ ANO NOVO!!! Dicas do Buffet Bifano. R.Miguel Buchidid, 101 / Parque Residencial Com. Mansur Daud / São José do Rio Preto - São Paulo (17) 3232-6674 / 3223-1258 / 9.9112-1415 nelson@buffetbifano.com.br www.buffetbifano.com.br |
previous article
Postagem mais recente
Nenhum comentário
Postar um comentário