Muitos casais de noivos não sonham com uma cerimônia de casamento na Igreja, uma vez que possuem culturas religiosas diferentes ou mesmo nenhum costume religioso. Quando isso acontece, a maioria fica na dúvida do que fazer, já que deseja celebrar a união, mas a cerimônia apenas com o juiz de paz, além de rápida, tem um ar muito frio e burocrático. O que fazer então?
É aí que surge a opção das Cerimônias Alternativas de Casamento,aquelas que são realizadas fora do ambiente religioso, porém com todos os simbolismos de uma cerimônia tradicional! Fala-se de amor, da união, da fidelidade e da construção de uma nova família. Há ainda a troca de alianças, o famoso beijo dos recém-casados, os votos matrimoniais e o esperado ‘sim’!
Hoje existem profissionais especializados na realização dessas cerimônias. São os profissionais conhecidos como ‘Celebrante de Casamentos’. Pessoas capazes de dar um tom emocionante a esse momento tão especial para noivos, familiares e amigos.
Selecionamos 3 tipos de cerimônias:
1- Cerimônia das Areias - A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma.
É um tipo de cerimônia de casamento muito famosa nos Estados Unidos e Inglaterra, que ganhou muitos adeptos no Brasil. Para sua realização são utilizados três recipientes de vidro: um para o noivo, um para a noiva – cada um com uma cor diferente de areia – e um com tamanho maior, que fica vazio no altar. Juntos, os noivos pegam os seus recipientes e despejam as areias no recipiente maior. Enquanto fazem isso, misturando as areias, o celebrante diz algumas palavras (que podem ser previamente combinadas entre ele e os noivos antes). As areias podem ser misturadas sendo colocadas uma de cada vez (alternando várias vezes) e no final os dois terminam de encher juntos o vaso principal, formando um belo colorido. O celebrante abençoa o recipiente com as areias que foram misturadas e o entrega ao casal, determinando que assim como as areias de diferentes cores se uniram e se transformaram em uma única composição, assim o casal se transformou em uma única vida e, como as areias unidas, jamais virá a se separar…Os ingredientes essenciais para fazer a sua cerimônia das areias são:
• Um vaso principal bonito e transparente com tampa
• Dois vasos pequenos com areias coloridas (um para o noivo e um para a noiva).
• Um vaso pequeno com areia branca (opcional).
Lembrando que a quantidade de areia nos vasos menores devem caber perfeitamente no vaso principal.
• Dois vasos pequenos com areias coloridas (um para o noivo e um para a noiva).
• Um vaso pequeno com areia branca (opcional).
Lembrando que a quantidade de areia nos vasos menores devem caber perfeitamente no vaso principal.
2- Cerimônia da Árvore
Muito bem aceita por casais que amam a natureza, seu principal objetivo é mostrar que, assim como quando plantamos é preciso cuidar da planta oferecendo água, luz do sol e carinho, o mesmo acontece na união de um casal. O amor precisará ser regado com carinho, atenção, respeito e muito mais… Nesse tipo de cerimônia, os noivos plantam, juntos, uma árvore dentro de um vaso antes do celebrante abençoar a união. Enquanto fazem isso, aproveitam para realizar os votos e dizer um ao outro o quanto irão cuidar do seu amor, regando todos os dias com respeito, compreensão, amor e fidelidade. É aí que o celebrante finaliza a cerimônia abençoando a união do casal.
E para estender o ritual aos convidados, você pode oferecer como lembrancinha uma muda para que eles possam fazer o mesmo em casa, levando assim um pedacinho da história de amor presenciada naquele dia…
Você vai precisar:
- De dois vasos com terra
- 1 vaso com uma muda de árvoreEscolha dois amigos para falar sobre casal e da união que está acontecendo. Plantem a árvore juntos e troquem as alianças e votos. Sem dúvida é uma ideia simples e muito emocionante.
3 – Cerimônia das Velas
Também conhecida como Cerimônia das Luzes, é mais uma forma de realizar o casamento de maneira diferente e romântica! Representando a união de duas pessoas em um único projeto de vida, esse ritual utiliza três velas, sendo duas menores (e mais finas), e uma de porte maior. Durante a cerimônia, os noivos devem segurar acesas as duas velas pequenas e, pouco antes do celebrante oficializar o matrimônio, eles têm de acender a vela grande com a chama das que estão em suas mãos. Em seguida, as velas dos noivos são apagadas, em uma representação do significado do casamento: as chamas menores eram suas vidas de solteiro, que se juntaram em uma única chama com uma base (a vela grande) maior e mais duradoura.Há também uma versão desta cerimônia onde o simbolismo de união envolve também as famílias dos noivos. Nesse tipo de cerimônia, um representante da família do noivo acende uma vela, enquanto um representante da família da noiva acende outra. Depois, os noivos usam essas velas para acender a terceira, que ficará acesa, enquanto as outras são apagadas, representando o surgimento de uma nova família… Fica lindo!Você vai precisar de:3 velas, que podem ser diferentes ou iguais. Uma vela representa a família da noiva, a outra do noivo e a outra vela a nova família que se forma.Escolha duas pessoas: uma da família da noiva e uma do noivo, normalmente, as mães são as escolhidas para ascenderem as velas que representam suas famílias.Cerimonial Rosa X
Rua Silva Jardim , 2592 , Boa Vista / São José do Rio Preto -SP Cep.15025-065Telefone(17) 3222-6454 / 9.9136-0013
www.cerimonialrosax.com.br cerimonialrosax@gmail.com - https://www.flickr.com/photos/revistanovasnoivas/albums/72157660511978299/with/22656471299/
https://www.facebook.com/revistanovasnoivas/?ref=hl
https://www.pinterest.com/novasnoivas/casamentos-e-festas/
https://www.instagram.com/revistanovasnoivas/
https://plus.google.com/+RevistaNovasNoivas/posts/VNpXkScdudX
previous article
Postagem mais recente
Nenhum comentário
Postar um comentário