Assistindo a um vídeo de um casamento em Caraivas próximo a Porto Seguro -BA, tive a inspiração de escrever algumas dicas para quem deseja se casar na praia.
Segue abaixo algumas dicas e orientações para você montar seu casamento pé na areia.
Todo casamento ou evento a céu aberto tem seus prós e contras,saiba porquê:
Você pode se arriscar ou alugar tendas ou fazer num hotel ou resort, só que o custo fica um pouco alto,dependendo da estrutura e do local.
Outro fator é o horário que você decide marcar para a cerimônia. Pela manhã, apesar da brisa, pode fazer um calor típico de praia. Por isso, muitos casais preferem um fim de tarde com direito a pôr-do-sol nas fotos, ou à noite, lembrando um belo luau, com direito a tochas na areia.
Quanto aos custos, não vão muito além do que qualquer outro tipo de casamento. Pode até ter uma economia maior, pois não se paga nada para casar na areia da praia.
ESTAÇÕES DO ANO
O alto verão tem algumas desvantagens, como valores elevados para hospedagem por conta da temporada, temperaturas altas e chuvas diárias. Apostar em meias estações (primavera ou outono) é minha sugestão, pois as temperaturas são amenas, deixando tudo mais confortável.
ACOMODAÇÕES DOS CONVIDADOS
Organizar um casamento distante traz mais uma tarefa: pensar em acomodar da melhor maneira seus convidados. Não existe um protocolo que obrigue o casal a pagar estadia para parentes e amigos presentes no casamento, mas é delicado pesquisar pousadas, hotéis, casas e restaurantes de todos os preços e compartilhar aos convidados.
Organizar um Casamento na Praia exige cuidados maiores, pois é preciso pensar no bem-estar de todos. Contar com uma empresa de assessoria é muito importante, tenho certeza que facilitará seu trabalho.
LICENÇAS E DOCUMENTAÇÕES
Algumas praias exigem licença da prefeitura para que o casamento seja ‘pé na areia’. Procure saber das exigências da cidade ou praia escolhida antes de fechar o local, pois são gastos, tarefas e responsabilidades a mais que devem estar no papel.
TRAJES
Para a noiva: Pode abusar das rendas, mesclando com importadas e nacionais. Use saias mais fluidas ou remetendo as ondas do mar ,são sucesso garantido e decote nas costas combina bem. Para os pés nada de salto! Uma rasteirinha ou uma sandália de pedraria e para aquela noiva mai moderninha pode entrar descalça. Se você é daquelas que faz questão do salto, então a melhor opção é não fazer a cerimônia na areia e escolher um salto mais grosso para não incomodar afundando o tempo todo.
Para o noivo: Terno claro e de linho é o ideal. Pode ser caqui, azul ou gelo. Optar apenas por camisa branca também vale e fica em harmonia com o ambiente.
CONVITE
O convite precisa refletir o casamento e a personalidade dos noivos. Para casamentos na praia basta unir os elementos que remetam o mar, a praia ou o local específico onde vai se casar ,com o perfil do casal. A criatividade rola solta e convites dentro de uma garrafinha, em formato de estrela do mar ou concha podem ser criado.
DECORAÇÃO
Aposte em uma decoração mais singela e simples, pois a natureza já é linda por si só. Artigos de conchinhas e estrelas do mar são bem tradicionais para esse tipo de casamento, mas você pode buscar algo que tenha a ver com vocês. Pode se inspirar em ambientes diferentes de praia para remeter um conceito – praias cariocas ou do nordeste, ilhas Fiji ou Tahiti, Havaí ou até mesmo aquelas praias com ambiente mais sofisticado do mediterrâneo.
Atenção e cuidado ao escolher as flores, elas precisam suportar o clima quente. Rosa, callas, lírio, astromélia, margarida e girassol são famosas por sua resistência ao calor e fazem sucesso no ambiente praiano.
O Plano B: caso o local escolhido não tenha um espaço coberto para realizar a cerimônia, inclua no seu orçamento o aluguel de uma tenda para ter como plano B. É melhor se prevenir do que o mal tempo acabar com tudo que foi planejado com tanto carinho. Mesmo que você tenha escolhido o mês mais seco do ano, chuva é algo inesperado então temos como prever.
Detalhes personalizados: faixas, flores e plaquinhas dando as boas vindas são algumas dicas para dar um toque especial à decoração.
Objetos reciclados.
Casamentos na praia permite a utilização de alguns elementos informais sem perder a beleza e sofisticação que um casamento exige.
Portanto pode usar aqueles potinhos de vidro, latas e garrafas unidos a flores e fitas. Fica um charme.
TENDA
Assim como no casamento judaico, fica muito bacana a construção de uma chupá, ou seja, uma cobertura semelhante a uma tenda, geralmente feita em madeira coberta com tecidos e folhagens, é o local ideal para simbolizar o altar e acomodar o presidente da cerimônia, os noivos e seus pais.
Cadeiras ou bancos de madeira
A cerimônia pode acontecer na areia mesmo, com o mar ao fundo. Fica um espetáculo nas fotos.
Os convidados, podem ficar acomodados em cadeiras ou bancos de madeira. Neste caso, podem colocar umas almofadas nos acentos para deixar mais confortável.
No corredor até o altar pode ser usado tanto um tapete simples nos tons de verde, pra ficar mais clean, ou abusar de folhas ou esteiras em palha.
Candeeiro
Sabe aqueles candeeiros a base de querosene com a base em bambu?
Tem tudo a ver com praia e fica um arraso num casamento final de tarde à beira do mar.
MENU
Escolha por um cardápio mais leve, bebidas refrescantes e com bastante cor. Elabore, juntamente com o buffet a forma de apresentação dos finger-foods para exibir de maneira criativa o menu escolhido. Pratos com peixe e frutos do mar são com certeza uma ótima pedida.
O BOLO
O bolo é um dos destaques do casamento. Na praia ele pode vim em tons claros, com elemento do mar ou rendas. Mas também pode ser um lindo naked cake com flores ou frutas vermelhas. Um luxo!
DETALHES E IDÉIAS
Pensar no conforto dos seus convidados é uma maneira gentil de retribuir a presença, carinho e amizade de todos. Para isso, você tem muitas opções:
Se seus convidados não forem da cidade onde será o casamento, é muito elegante e seguro alugar algumas vans para fazer o transporte deles do hotel para o local da cerimônia/festa. Assim não correm o risco de se perder para chegar e poderão aproveitar a festa sem se preocupar em dirigir depois;
Deixar pequenos pincéis ou mini toalhas na entrada da recepção para limpar os pés após a cerimônia e não ficar com areia incomodando nos sapatos dos convidados;
Recepcionar os convidados antes da cerimônia com água de côco bem geladinha e servida no próprio coco. Tem tudo a ver com o tema praia e com certeza é muito refrescante;
Bolsas de praia e canga podem servir de lembrancinha para as mulheres;
Sombrinhas e leques serão muito úteis para evitar o sol e o calor que costuma fazer nessas regiões;
Chegar de canoa para a cerimônia e surpreender a todos! Vai gerar imagens lindas e trazer ainda mais emoção para esse momento tão sublime;
A cerimônia da areia é uma alternativa criativa e simbólica para casamentos na praia;
EM QUAL PRAIA DESEJA CASAR?
Não sei ao certo em qual cidade e estado você gostaria de casar-se, mas quero listar algumas praias bem famosas por realizarem lindos casamentos.
Se deseja casar em São Paulo, há lindos locais na famosa Ilhabela, conhecida como “o point” dos casamentos no litoral norte de SP. Há também excelentes lugares em Bertioga, Juquehy, Toque Toque Pequeno e São Sebastião.
Outros estados bem famosos por realizarem lindos casamentos na praia são: Bahia e Rio de Janeiro!
Espero te-las feito sonhar !!!.Agora é só definir onde?
...
previous article
Postagem mais recente
Nenhum comentário
Postar um comentário